O fim do ano significa algo além das festividades de Natal e do recesso na sua empresa. Os profissionais de contabilidade precisam organizar uma série de processos para encerrar 2016 e começar 2017.
O Arquivei selecionou 10 ideias para iniciar o próximo com o pé direito. Confira.
Faça um balanço de ativos e passivos da empresa
Calcule, como contador, quais são os passivos do negócio – os custos, as dívidas e as obrigações financeiras num geral. Em contrapeso, contabilize os ativos circulantes, que podem ser convertidos em dinheiro, e os de longo prazo, que são os bens da companhia.
O balanço patrimonial indicará se a sua empresa é lucrativa ou o que ainda falta para isso, subtraindo ativos de passivos. As métricas podem ser trimestral, semestral ou anual.
Ajude a formar diagnósticos
Como contador, utilize o balanço patrimonial para traçar tendências, verificando quais foram as metas atingidas, sejam vendas, retorno de clientes ou feedback de serviços. Ajude seus parceiros a entenderem quais são os gargalos do negócio, para saber erros e acertos, se a redução de custos é necessária ou não. O que não dá certo financeiramente permite a reflexão para a melhora.
Estabeleça novas metas
Neste momento, seja realista. Verifique o que não foi atingido em 2016 e projete para 2017. Estabeleça novas cobranças. Mas fique atento ao balanço patrimonial para não fixar cobranças impossíveis no ano que vem.
Fixar o dobro de lucro e 2016 para o ano seguinte pode ser um exemplo de meta absurda, dependendo da progressão das vendas do seu negócio. No entanto, expandir em 10% o aumento de ativos para fazer com que os investimentos sejam sustentáveis no médio e no longo prazo é uma forma de crescer de maneira sólida.
Confie nos dados e crie novas métricas
Novas metas trazem novas métricas. Leve as informações da sua empresa na ponta do lápis para estabelecer novos dados. Os objetivos recém-criados permitem que você crie novos ativos, com alguns passivos, que podem pavimentar a expansão do negócio.
Se você mudou a meta de 2016 para 2017, faça o trabalho de conferir os números atingidos no ano que se passou. Eles são críveis? Se sim, é a confiança que é necessária para servir de referência em futuras análises sobre o seu negócio.
Compile as informações num planejamento estratégico
Ativos, passivos, metas e a situação atual da empresa permitem entender quais são os concorrentes no mercado. Sabendo quem está disputando o espaço, você elenca pontos fortes e fracos da atual situação para decidir com a companhia onde investir. Tudo isso deve constar num planejamento documentado.
Entenda o alcance do seu negócio
Olhe a fanpage da sua empresa no Facebook. Quantos seguidores há no Twitter? O que os fornecedores falam do seu produto? E os clientes diretos? Eles gostam das entregas? Todas essas informações, juntas, captam o alcance cativo do seu negócio. É fundamental saber com quem você conversa para investir corretamente o seu dinheiro.
Informações que servem para empresas que trabalham no meio corporativo podem não ser as mesmas que atraem os clientes no varejo. Por isso, além dos números, qualifique o que estão falando sobre o seu empreendimento. De nada vale uma fanpage com um milhão de seguidores na rede social se existem reclamações que depõem contra o seu serviço. Aprenda a quantificar e qualificar para definir, de maneira consistente, o seu real alcance do que você vende.
Decida o que é melhor focar no próximo período
Brasil está vivendo uma crise econômica há pelo menos três anos. Observe o mercado para conseguir recomendar o que é melhor para os investimentos. Não há uma regra única e tudo depende de como a sua empresa atua, para escolher o melhor uso do fluxo de caixa. Veja como evitar erros no fluxo de caixa e fechamento do mês!
Desenvolva um controle do orçamento
Você, contador, é um dos responsáveis pelo caixa da empresa. Cabe a sua função calcular os ativos e passivos do negócio, entre várias outras obrigações. Por este motivo, é necessário criar um controle do orçamento. Investimentos casados com as metas da companhia para 2017 são uma prioridade maior do que o fluxo de caixa para recursos adicionais. Ao mesmo tempo, o dinheiro precisa ser calculado para manter os funcionários bem-remunerados e alinhados com o projeto da empresa. Mecanismos de controle do caixa permite um uso mais inteligente os recursos.
Aposte no treinamento da equipe
Além dos objetivos de 2017, separe um tempo para colocar seus colegas de trabalho em treinos que incrementem seu próprio trabalho. Coloque-os em cursos para incrementar e otimizar o orçamento, mantenha todos os funcionários atentos com a digitalização dos serviços e evite empregados que não estejam habituados com as melhores práticas do mercado.
Uma melhor estratégia de vendas em determinados setores podem alavancar ativos e diminuir passivos indesejados. Mas a expansão carrega custos que devem ser sustentados de maneira inteligente.
Utilize ferramentas digitais
O Arquivei possui uma plataforma de serviços que acelera a consulta de notas fiscais e gerencia de maneira inteligente. A plataforma é um caminho que facilita o trabalho de contadores. Com um time treinado e focado nas metas, não deixe de utilizar as ferramentas que podem melhorar o seu serviço.