Tecnologia fiscal Hal e T-Rex e a consulta de NFe - Blog | Arquivei
Consulta de NFe
Publicado em

junho, 2017

Escrito por

Arquivei

O uso da tecnologia fiscal Hal e T-Rex e a consulta de NFe

O Fisco conta com o melhor da tecnologia de cruzamento de dados. Entenda como funcionam e por quê garantir a consulta de NFe automática.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A consulta de NFe (Nota Fiscal eletrônica) e armazenamento do arquivo XML, é uma obrigação fiscal, a falta destes documentos permite a autuação da Receita Federal.

O grau de acerto na seleção das autuações da Receita passou de 83,3% em 2010, para 91,5% em 2016. E isto só é possível por conta do uso da tecnologia fiscal, como o T-Rex (Supercomputador).

Para ficar em conformidade com o Fisco, faça a consulta e armazenamento de NFe, além da Conferência de SPED, através do Arquivei. Solicite uma demonstração gratuita.

Além da capacidade tecnológica do T-Rex, a Receita ainda conta com o Hal. Entenda abaixo como o Fisco utiliza este tipo de tecnologia para analisar informações fiscais:

O Fisco e o uso de tecnologia para análise de informações fiscais

A Receita Federal investiu em tecnologia para realizar uma análise assertiva o suficiente de fiscalização, com objetivo de autuar contribuintes que estejam agindo em desacordo com a legislação.

As tecnologias T-Rex e Hal têm uma grande importância no processo de recebimento, análise e processamento dos dados entregues para a Receita Federal em arquivos como o SPED, Imposto de Renda e outras obrigações.

Entenda o que são estas tecnologias que tanto ajudam o Fisco e mais especificidades sobre elas:

T-Rex[ID18] do Fisco brasileiro

O T-Rex é um supercomputador e também o maior defensor da Receita Federal. O software Harpia possibilita que o sistema seja capaz de aprender com o comportamento do contribuinte e, assim, rastrear ações suspeitas.

A tecnologia T-Rex completa a integração operada pelo Hal (que veremos abaixo) e abrange informações das seguintes instituições:

  • Secretarias estaduais da Fazenda;
  • Instituições financeiras;
  • Administradoras de cartões de crédito;
  • E (novamente) dos cartórios.

Com o T-Rex, que opera cruzamentos e análises complexas, a Receita Federal poderá, inclusive, fornecer a declaração de Imposto de Renda já pronta.

Supercomputador Imagem G1
Supercomputador T-Rex. Fonte: G1.

Esta capacidade tecnológica da Receita Federal requer atenção às entregas fiscais realizadas por pessoas físicas ou jurídicas deve ser redobrado.

Por lei, o contribuinte precisa ter todos os seus documentos fiscais armazenados em arquivo XML. NFes, CTes, NFSes e outros podem estar seguros junto ao Arquivei.

Entenda mais sobre a oferta de “tecnologia gratuita versus tecnologia paga” para a consulta e armazenamento de documentos fiscais.

Além disso, passe um pente fino na entrega de obrigações fiscais, faça a Conferência de SPED correta e veja se não há irregularidades. 

São muitos detalhes para ficar atento sozinho, então assine a nossa newsletter para receber sempre conteúdos sobre o mundo contábil e empresarial:

Tecnologia Hal do Fisco brasileiro

O Brasil é um dos anfitriões do cérebro artificial conhecido como Hal. Este sistema é o mais robusto em processamento de dados de Brasília e trabalha noite e dia em busca de indícios de fraude, lavagem de dinheiro e qualquer outro tipo de contravenção fiscal.

Cada CPF e CNPJ (mais de 150 milhões) tem uma pasta no grande cérebro Hal, onde ficam registradas as operações e o mapeamento do fluxo de dinheiro.

Hal, imagem ilustrativa
Hal, imagem ilustrativa do cérebro da Receita Federal

Curiosidade: Há apenas outros dois sistemas como o Hal espalhados pelo mundo: um na França e outro na Alemanha. Nenhum deles supera o Hal brasileiro no processamento de dados, atualizados diariamente.

O Hal é um tipo de cluster – associação entre computadores e servidores na operação de uma aplicação vistos como um sistema único. O que permite cruzar informações com:

  • Cartórios;
  • Detrans (Departamentos de Trânsito);
  • Qualquer empresa registrada no território nacional.

A origem dos dados que serão cruzados pelo Hal, são principalmente de empresas optantes do Simples Nacional, que são a maioria no Brasil.

O T-Rex e o Hal formam uma dupla inteligente, mas que não sabe distinguir erros comuns na entrega (como a falta de NFes) de fraudes intencionais. Portanto, reforce a sua conferência na entrega das obrigações, tenha todas as suas NFes com Arquivei e não seja alvo de autuações.

Conclusão: adote tecnologia para consulta de NFe

Caso a empresa receba milhares de documentos fiscais por mês, entre eles NFes, CTes e NFSes, dificilmente vai conseguir manter seu setor fiscal em dia, apenas com a consulta manual.

É preciso ter acesso à uma plataforma de consulta automática que irá evitar o desgaste humano, capturar NFes direto da Sefaz e também armazenar as Notas Fiscais de forma segura.

Consultar NFe no Arquivei
Consulta de NFe em lote no Arquivei

A consulta e armazenamento de NFe em dia é a melhor forma de evitar que a sua empresa entre para a lista das 14 mil notificadas por irregularidades, conforme dados levantados pelo Portal de Notícias G1.

Para explicar ainda mais sobre a importância da tecnologia junto ao setor contábil e fiscal, convidamos o diretor da FENACON, Helio Donin para o podcast da Arquivei. Dê o play no podcast abaixo:

Consultar NFes em lote automaticamente facilita a sua vida e a da empresa. Não há espaço para erros ou esquecimentos coisas que podem acontecer entre um café e outro. Além do risco de deixar passar Notas Frias emitidas contra o CNPJ da empresa. Evite isto, faça um teste gratuito do Arquivei.

Através da consulta de NFe também é possível identificar a emissão de Notas Frias contra o CNPJ da empresa e assim evitar que o Fisco questione a empresa.

Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: FacebookLinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas