NFe 4.0 e CTe 3.0: mudança de protocolo - Blog | Arquivei
Publicado em

dezembro, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

NFe 4.0 e CTe 3.0: mudança de protocolo de comunicação para TLS 1.2

A Sefaz anunciou a alteração do protocolo de comunicação com os servidores dos serviços de NFe/NFCe 4.0 e CTe/MDFe 3.0 para TLS 1.2.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A partir de 4 de dezembro de 2017 será obrigatória, para o ambiente de produção, a NFe 4.0 para empresas que trabalhem com produtos (bens e mercadorias).

O protocolo de comunicação com os servidores da NFe 4.0, NFCe 4.0 e do CTe 3.0 e MDFe 3.0 também foi atualizado para a versão TLS 1.2.

Todas as empresas que emitem NFe têm até 2 de julho de 2018 para adequar suas emissões, pois o antigo modelo (NFe 3.10) será desativado.

Arquivei tem suporte à NFe 4.0, portanto as empresas que realizam consulta de NFe e CTe junto à plataforma não sofrerão nenhum impacto com a mudança.

Agora que você já tem as principais informações, veja abaixo mais detalhes sobre esta atualização de modelo da NFe e do protocolo de comunicação:

Prazo para a mudança do protocolo TLS 1.2

Para os serviços de CTe, MDFe, NFe e NFCe, a partir de abril de 2018, a Sefaz só aceitará conexões com o protocolo de segurança TLS 1.2 ou superior. Essa atualização foi feita por questões de segurança.

Porém ainda surgem algumas dúvidas com relação ao assunto. Obtenha algumas respostas abaixo:

Principais dúvidas com relação ao protocolo TLS 1.2

Alguns sistemas operacionais, por falta de atualização, não permitem a conexão nesta versão do protocolo. Confira na imagem abaixo:

Versões Windows TLS
Versões Windows TLS

Outro item incompatível com o TLS 1.2 é o .NET Framework 3.5 em algumas versões do Windows. Para que se tenha segurança, é importante que os usuários passem a o .NET Framework 4.6.2.

Logo abaixo, as versões do Windows compatíveis com .NET Framework 4.6.2:

  • Windows 7;
  • Windows 8.1;
  • Windows 10;
  • Windows Server 2008 R2 SP1;
  • Windows Server 2012;
  • Windows Server 2012 R2;
  • Windows 2016.

Diante do exposto, é importante certificar-se de que o sistema operacional instalado no computador seja compatível com o protocolo TLS 1.2 e Microsoft .NET Framework 4.6.2.

A seguir veja 3 dicas valiosas para os emitentes de NFe.

4 dicas valiosas para os emitentes de NFe

Algumas dicas são importantes e podem ajudar o contribuinte nesta mudança.

  1. Certifique-se de que o sistema utilizado é compatível (verifique a tabela e as informações acima);
  2. Faça um update no computador, para que o sistema esteja 100% atualizado;
  3. Verifique também se a versão 4.6.2 do .NET Framework está instalada e, no Windows, localize o item “Opções da Internet”, vá na aba “Avançadas” e marque os itens “Usar SSL 3.0”, “Usar TLS 1.0”, “Usar TLS 1.1” e “Usar TLS 1.2”.

Acompanhando o blog da Arquivei e o site da Sefaz, você fica a par das atualizações disponibilizadas para os contribuintes. Então assine a nossa newsletter para permanecer atualizado:

Leia mais sobre “Segurança da Informação e sua importância” e entenda mais sobre confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Além disso, garantindo a segurança das Notas Fiscais, tanto por parte de atualizações do Governo, quanto por conta da estrutura de emissão, consulta e armazenamento de documentos fiscais feito pela empresa, fica mais difícil sofrer ataques ou fraudes com Notas Frias.

Conclusão

Estas mudanças tem como objetivo atualizar o sistema aumentando a segurança para os contribuintes. Diversas informações importantes passam pela Sefaz, então tudo tem que estar de acordo com o máximo de segurança possível.

A equipe do Arquivei está em constante contato com a Sefaz e vem acompanhando as atualizações e informações das mudanças da NFe 3.1 para a NFe 4.0 e já está com a estrutura de tecnologia pronta para receber as novas versões dos documentos fiscais.

Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais!

Pular para a barra de ferramentas