Como Ler Arquivo XML De NFe: Infográfico Completo | Arquivei
Imagem ilustrativa do post sobre como ler arquivo xml
Publicado em

fevereiro, 2024

Escrito por

Arquivei

Como Ler Arquivo XML De NFe: Infográfico Completo

Aprenda a como ler arquivo xml de NFes e interpretar suas informações para garantir a validade dos documentos da sua empresa!

Fiscal



Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A emissão da Nota Fiscal eletrônica já é uma realidade nas empresas brasileiras, pois está instituída desde outubro de 2005. Armazenada eletronicamente, em formato XML, a NFe ou CTe tem sua validade garantida por meio de assinatura digital. Mas nem todo mundo sabe exatamente como ler arquivo XML de NFes de forma correta!

Dentro de um arquivo XML existem informações valiosas para que a empresa faça diversos tipos de análise, inclusive renegociação de contratos, pois dados como: base de cálculo e valores dos produtos, fretes, seguros, PIS, IPI e Cofins, além de datas de emissão, saída/entrada e valor total, estão presentes nesse documento.

Como ler arquivo XML de NFes

O infográfico abaixo demonstra como estão distribuídos os campos dentro de um arquivo XML e como é feita sua visualização sem utilizar uma plataforma como a do Arquivei, que consegue organizar essas informações, além de cumprir com o armazenamento obrigatório desse arquivo digital.

A partir do conhecimento das informações constantes no arquivo, quando você baixar o XML ele será muito mais útil na gestão da área financeira da empresa através de dados.

O campo de xMotivo merece atenção especial. Muitos softwares de consulta de XML quebram o captcha e baixam a nota sem esse campo, tornando o XML totalmente inválido. Com o Arquivei, além de ser possível fazer a consulta sem chave de acesso, a plataforma conecta-se direto a Secretaria da Fazenda, garantindo a presença campo citado.

Infográfico sobre como ler arquivo XML da NFe

Clique aqui para ver a imagem aumentada!

Pontos importantes sobre o arquivo XML de NFes para empresas

O arquivo XML da NFe, em resumo, possui validade contábil/fiscal e deve ser guardado pelo tempo legal estipulado, atualmente 5 anos mais o ano vigente. Não armazenar notas fiscais pode acarretar em multas que podem ultrapassar o valor de R$ 1 mil por documento perdido.

Porém é difícil fazer qualquer tipo de análise seguindo o arquivo XML que seu fornecedor te mandou sem uma ferramenta automatizada, que te entregue relatórios em Excel com os campos presentes na nota em lote.

Conte com a Arquivei para facilitar a captura de NFes e NFSes, acesso aos arquivos XML e agilize as rotinas da sua empresa!

Escolha o melhor canal para falar com um dos nossos especialistas e acesse seus arquivos XML das NFes!    
Pular para a barra de ferramentas