Honorários Contábeis: como determinar - Blog | Arquivei
Publicado em

fevereiro, 2016

Escrito por

Arquivei

Honorários Contábeis: como determinar

Um desafio constante dos profissionais autônomos: como cobrar seu cliente. Se você é um profissional contábil, está com sorte: separamos algumas dicas para te ajudar com isso!

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

É fato que seguir a carreira de contador autônomo é o sonho de muitas pessoas, principalmente dos recém-formados que desejam ser responsáveis pela atuação e também pelos serviços que são oferecidos em empresas de terceiros. Mas, sem dúvidas, o questionamento mais comum no dia a dia de um contador autônomo é em relação ao cálculo do valor do seu Honorário junto à clientela.

Se você também faz parte do grupo que tem dúvidas em relação aos honorários a serem cobrados, não pode deixar de conferir os tópicos abaixo.

Pra começar: consultar a Tabela de Honorários

Algumas profissões possuem uma tabela determinada pelo conselho; no caso do profissional contábil, quem a confecciona é o Sindicato Estadual da Categoria, com o intuito de apontar o valor mínimo a ser cobrado como honorário.

Calcule seus custos

Para poder calcular os honorários contábeis é importante começar com base nos custos, como o gasto de materiais para a execução do trabalho, energia elétrica, internet, assinaturas de serviços, equipamentos, além é claro das horas trabalhadas e no tempo que é gasto para a preparação de todo o processo. Lembre-se que esses valores devem ser calculados de maneira proporcional ao número de clientes e ao número de horas que cada tipo de serviço demanda.

Os honorários contábeis devem cobrir todo o investimento que é feito. Para que os honorários contábeis cobrados não fiquem incompatíveis com os que são cobrados pelo mercado é importante pesquisar em sua região, para que os valores a serem cobrados não se distanciem muito da média de cobrança.

Diversas formas de definir

É fato que a definição dos honorários não é uma das tarefas mais fáceis para um contador autônomo, mas é necessária. Uma das formas para a definição do valor a ser cobrado é:

  1. Calcule o valor das horas gastas para a realização do trabalho;
  2. Calcule o pró-labore, sempre considerando a média dos valores que são cobrados no mercado;
  3. Calcule 1/12 e 1/3 das férias, 1/12 do 13° e mais 8% do FGTS;
  4. Acrescente mais 20% de lucro sobre a receita de serviços;
  5. Sempre compare o valor cobrado com os valores da concorrência e é claro, faça os ajustes adequados e quando necessários;
  6. Inclua todos os custos envolvidos, por exemplo, água, luz, internet, assinaturas, telefone, aluguel entre outros.

Vantagens e desvantagens do profissional autônomo

Como qualquer outro tipo de profissão, a pessoa que possuí a “independência” para exercer o serviço de forma autônoma, possui vantagens e desvantagens quando opta por trabalhar sem qualquer vínculo empregatício. Dentre as vantagens e desvantagens de ser um contador autônomo podemos destacar:

Vantagens

  • Não ter chefe;
  • Escolher melhor seus clientes;
  • Escolher as horas que vão ser trabalhadas;
  • Fazer consultorias especializadas.

Desvantagens

  • Ter um melhor planejamento financeiro;
  • Sem direitos trabalhistas (Férias, licença a maternidade, folga, seguro desemprego entre outros);
  • Mais generalização, ou seja, terá que ser mais que um contador;
  • Maior disciplina.

O fato é que não é possível dizer com exatidão qual seria o valor mais adequado aos honorários contábeis de um profissional autônomo, visto que, os serviços prestados são bem diferenciados para cada cliente, ou seja, cada trabalho executado será um valor a ser cobrado. Confira um FAQ sobre honorários contábeis no portal do Conselho Federal de Contabilidade para saber mais.

Lembre-se que o profissional de contabilidade é livre para determinar os seus honorários, mas, o mesmo deve possuir bons fundamentos para que os valores não sejam preços incompatíveis com o serviço oferecido.

Então é fundamental sempre observar as demandas específicas de casa cliente e é claro o tempo ou mesmo desgaste do serviço que lhe é oferecido, pois assim é mais fácil fixar de maneira mais sensata o valor do seu trabalho.

Quer estar sempre à frente? Então acesse o Arquivei e descubra como revolucionar seu trabalho com as NFes!

Pular para a barra de ferramentas