A equipe Arquivei conta sua experiência junto ao Google | Blog do Arquivei
Google e Arquivei
Publicado em

novembro, 2017

Escrito por

Arquivei

A experiência da equipe Arquivei junto ao Google Launchpad

A Arquivei foi convidada para uma das mais interessantes iniciativas empreendedoras: O Google Launchpad Accelerator. Nesse post nossa equipe conta os detalhes dessa viagem.

Notícias e Novidades


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Como já havíamos noticiado em nosso blog, o Vale do Silício, na Califórnia, casa de empresas como Microsoft, Apple e Facebook, recebeu a Arquivei e outras 8 startups da América Latina para uma das mais interessantes iniciativas empreendedoras: o Google Launchpad Accelerator.

Este projeto de imersão e mentoria com os engenheiros e gerentes de produto do Google, já está na sua quarta temporada.

A experiência de estar no Vale do Silício já foi retratada em filmes mundialmente conhecidos como “Pirates of Silicon Valley” e séries como “Silicon Valley”. A sensação transmitida é sempre a mesma, programação intensa, muito café e ideias inovadoras.

Estar junto a um projeto dessa magnitude é, além de tudo, começar a empreender com uma carga de conhecimento, foco no negócio e troca de experiência além do imaginado.

Após análise da Google, a Arquivei embarcou para participar dessa experiência em julho de 2017.

Antes, Vitor de Araújo, co-fundador da Arquivei, declarou que a notícia do convite era reflexo do compromisso em entregar sempre o melhor serviço para os clientes da solução em Documentos Fiscais.

Então, vamos entender um pouco mais sobre como foi essa experiência e como isso impacta a vida da equipe que desenvolve o Arquivei.

A Equipe Arquivei levou 4 pessoas para a imersão e cada um contou suas impressões sobre a vivência no Google Launchpad Accelerator.

A recepção da equipe que chega ao Google Launchpad Accelerator

“A gente se sente até mimado! Logo ao chegar no hotel que o Google reservou, já tínhamos uma sacola de presentes com camiseta, almofada de viagens e meias, além de uma cartinha de boas-vindas com instruções para nos encontrarmos com as equipes na 2a feira de manhã.”

Na segunda-feira de manhã, as equipes de start-ups e membros da equipe Google se encontraram e se encaminharam até o headquarters oficial do programa.

Chegando lá, mais mimos: um andar inteiro de mesas, com plaquinhas para cada startup, com a bandeira do país e mais presentes – mochilas, camisetas, óculos e blusas.

Houve uma uma palestra de boas-vindas com os responsáveis e fundadores do programa. “A programação lá é intensa e tem muita interação entre as equipes e os mentores”, garante a equipe.

Logo depois do evento inicial, o programa seguiu com uma atividade para que os membros de diferentes startups interagissem.

A atividade se desenvolveu da seguinte forma: grupos de pessoas definidos aleatoriamente tinham que trabalhar para solucionar um problema que a humanidade teria no ano de 2044 em sua colônia em Marte.

Essa atividade mostra muito como o foco do programa são as pessoas e as conexões que se leva de lá, não apenas com os mentores, mas com os outros empreendedores do resto do mundo. Isso foi reforçado com diversos eventos noturnos de interação como: torneio de ping-pong, jantar regional e atividades lúdicas como Escape the Palace.

Arquivei no Google
Arquivei no Google Launchpad Accelerator

As expectativas e as primeiras impressões

Uma opinião é unânime: superou expectativas. A infraestrutura era fantástica! Equipe bem preparada, conteúdos excelentes e muita gente genial dando palestras.

As equipes sabiam que estavam ali para dar o próximo grande passo para revolucionar o mercado de alguma forma.

“É como se a equipe conseguisse absorver anos de experiência desses mentores, tudo isso de uma maneira muito dinâmica e intensa em 2 semanas.”

Todos ali tinham pouco conhecimento de como seria o conteúdo do programa em si, mas quando chegaram lá, desde o início, tudo parecia ter sido feito para impressionar, e conseguia! Já nas primeiras conversas com os primeiros mentores foi que conseguiram digerir como seria o processo e, um após o outro, eles fizeram ensinamentos, questionamentos, críticas e conselhos muito valiosos sobre o trabalho que a Arquivei realiza.

“A nossa impressão é cada mentor chegava na nossa mesa, abria a nossa cabeça e despejada um mundo de informações novas para a  gente processar.”

A mentoria

A maior parte do tempo foi preenchida com mentoria. Os mentores que foram inicialmente selecionados pela Google, fizeram um match entre necessidades da nossa empresa com habilidade e experiências do banco de mentores selecionados.

Cada equipe tinha acesso a um sistema que controlava os agendamentos das mentorias, descrevendo a experiência de cada mentor e informando a carreira profissional como LinkedIn, empresa atual e site pessoal, por exemplo. A partir disso, era possível se organizar e se preparar para a mentoria, baseado no assunto.

Quanto à tecnologia, falou-se sobre estrutura estratégia de equipe, acompanhamento de indicadores.

Está gostando do conteúdo do post? Assine nossa newsletter!

v

Da parte de produto, conversaram muito sobre teste com usuários e mercados que o Brasil ainda não conhece.

A maior parte das pautas de mentoria ao Arquivei giraram em torno de Business, Engenharia, Infraestrutura, Produto e Marketing. Entretanto, a Google em si ofereceu workshops e palestras com foco em people, liderança e desenvolvimento pessoal.

Defenderam fortemente a importância de pessoas e alinhamento dentro das equipes e como ferramenta defenderam o uso de OKR – Objectives & Key Results (Objetivos & Resultados Chave), que é, resumidamente, um número limitado de objetivos que gera foco na organização, disciplina os esforços, aumenta a produtividade e melhora a alocação e gestão de recursos por meio de processo simples e transparência de comunicação.

OKROs principais aprendizados

Foco, Cultura e Pessoas.

  • Foco: ajuda a centralizar esforços e alinhar a equipe numa mesma direção.
  • Cultura: se mostra muito mais importante em momentos de crise. Quando tudo vai bem, a cultura definida não faz tanta falta. Quando as coisas começam a dar errado, aí sim a cultura vai servir de guideline para como as pessoas devem se comportar.
  • Pessoas: A Google se considera a maior empresa de RH e contratações do mundo – e, de quebra, eles tem um buscador. Para se ter uma ideia da importância das pessoas para a empresa, eles têm 70 mil colaboradores espalhados pelo mundo e milhares de cientistas de dados para medir tudo o que funciona e o que não funciona em todos os âmbitos da companhia.

A integração entre as empresas que participam do projeto

Além de estarem juntos todos os dias durante as 2 semanas do programa, a equipe do Launchpad organizou diversas atividades de integração como:

  • Jantares regionais, onde as startups de uma mesma região (América Latina, Ásia/Oceania, África e Europa) se encontraram para se conhecer e trocar ideias.
  • Escape the palace: Evento onde grupos de participantes de startups diferentes tinham que resolver uma séries de quebra-cabeças para conseguir escapar de um laboratório situado ao lado do Palace of Fine Arts.
  • Troca de conhecimento durante todos os almoços/jantares e workshops onde quase sempre estavam trabalhando juntos ou interagindo entre as empresas.

O “pós” Google Launchpad Accelerator

O tempo de acompanhamento que a Google realiza com cada startups é de 6 meses. Isso inclui total acesso aos mentores para tirar dúvidas, levantar questionamentos, acompanhar evolução de processos e conversas.

Ainda é totalmente possível e incentivado utilizar o escritório em São Francisco para trabalhar ou realizar reuniões.

E para marcar o fim do programa, é realizada uma “formatura”, onde há a presença das startups, mentores e apresentações. Essa formatura é foca em Feedback.

ArquiveiConclusão

Para que a Google selecione uma startup, há alguns critérios de avaliação que devem ser levados em consideração:

  • A startup resolve um grande e real problema;
  • O time é capaz de fazer a empresa crescer;
  • Solução deve ser escalável;
  • A startup é baseada em tecnologia.

Assim, o Google viu, através desses critérios, que a startup Arquivei é preparada para fazer parte dessa imersão e deixar sua marca no mundo dos negócios.

Tem alguma pergunta para fazer para a equipe Arquivei? Então envie um comentário!

Pular para a barra de ferramentas