Como Consultar Nota Fiscal De Serviço (NFSe) De Qualquer Lugar No Brasil
Publicado em

fevereiro, 2024

Escrito por

Arquivei

Como Consultar Nota Fiscal De Serviço (NFSe) De Qualquer Lugar Do Brasil

Veja como consultar Nota Fiscal de Serviço (NFSe) de qualquer cidade do Brasil, de forma automática e sem depender do prestador de serviços.

Fiscal



Funcionalidades Arquivei

Nota Fiscal de Serviço

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Com os documentos fiscais eletrônicos a vida do contribuinte fica muito mais fácil, já que tudo é centralizado de forma online. Porém, na prática as coisas são um pouco diferentes.

consulta de nota fiscal de serviço (NFSe) tem sido um problema para várias empresas, e por mais que recentemente tenha sido criado um padrão nacional, cada prefeitura ainda é responsável pelo layout utilizado.

Na prática, a empresa que precisa receber NFSe fica dependente de cada prestador de serviços enviar um e-mail com o documento.

Porém, hoje já é possível receber nota fiscal de serviço de forma automática do Brasil inteiro, até mesmo de cidades pequenas, sem ficar dependente de um e-mail do prestador de serviços.

Se você ainda não sabe como funciona, continue a leitura!

Projeto de padronização da NFSe

Ao longo destes anos, muito se falou sobre a NFSe Nacional, um projeto desenvolvido de forma integrada entre Receita Federal e Associação Brasileira das Secretarias de Finanças de Capitais (Abrasf).

No final de 2022 o projeto se tornou realidade, e algumas cidades já aderiram ao padrão nacional da NFSe.

Porém, este padrão não é obrigatório, ou seja, cada município tem autonomia para decidir se opta pelo novo layout da NFSe ou continua com o seu próprio formato, se preocupando apenas em inserir as informações necessárias pelas autoridades federais.

O principal motivo para a não obrigatoriedade é o Imposto sobre Serviços (ISS), pois ao unificar o tributo, as prefeituras perderiam o controle sobre ele. Ou seja: a nacionalização total do arquivo depende em parte das prefeituras entrarem em acordo.

O que se vê na prática, é que ainda hoje muitas cidades não têm condições ou simplesmente não apresentam interesse em utilizar o padrão.

Porém, mesmo com o alto número de layouts diferentes, com a tecnologia RPA é possível consultar NFSe de todo o país, como você verá a seguir.

Como consultar nota fiscal de serviço?

A forma mais fácil de fazer a consulta da nota fiscal de serviço eletrônica (NFSe) emitida em qualquer lugar do Brasil é usando a plataforma da Arquivei, que automatiza o processo. Confira a seguir!

Utilizar a consulta automática de NFSe da Arquivei

É possível consultar a nota fiscal de serviço de qualquer município do país com o Arquivei de forma automática, graças à tecnologia RPA.

O Arquivei captura os documentos das prefeituras e armazena em nuvem, deixando todas as NFSe disponíveis em tela.

Veja o passo a passo de como consultar NFSe:

  1. Acesse o site da Arquivei e faça login com sua conta;
  2. Selecione “NFSe Recebidas” no menu lateral;
  3. Suas notas fiscais de serviço recebidas estarão disponíveis em tela, prontas para a consulta e download.

Se você ainda não é cliente da Arquivei, preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores e testar a plataforma:

Escolha o melhor canal para falar com um dos nossos especialistas e tenha acesso a todas as suas NFSes!    

Usar o Arquivei é a forma mais prática e segura de consultar NFSe, e ainda possui integração com ERPs e sistemas contábeis e fiscais.

No entanto, existem sim formas manuais de fazer essa consulta, apesar de ser muito mais burocrático, e até mesmo arriscado para empresas com grande volume de notas fiscais. Veja quais são a seguir:

  • consulta em cada prefeitura;
  • pedir ao fornecedor por email.

Consulta da nota de serviços em cada prefeitura

Se for possível, a consulta direto na prefeitura é uma alternativa segura, apesar de demorada. Porém, nem todas as prefeituras têm um site com bom funcionamento.

Se você recebe NFSe emitidas em prefeituras diferentes cidades, o trabalho de pesquisar o portal de cada município torna a tarefa inviável de ser executada rapidamente.

E ainda que sua empresa trabalhe com poucos fornecedores ou de uma mesma localidade, a depender do volume, a atividade de buscar as NFSe uma a uma tomará muito tempo da equipe.

Pedir ao fornecedor por email

É o método menos indicado entre todos, afinal, demanda ainda mais tempo e esforço da sua equipe, e os emails podem se perder na caixa de entrada ou acabar indo parar na caixa de spam.

A demora entre a troca de emails (você envia, a pessoa precisa ler e responder) é um dos principais fatores que fazem este processo ser improdutivo.

Consultar no Portal Nacional da NFSe

Assim como a nota fiscal eletrônica de produtos, a nota de serviços também possui um portal nacional, veja passo a passo como consultar:

  1. Acesse o site do Portal Nacional da NFSe;
  2. Digite a chave de acesso completa do documento;
  3. Informe o CPF/CNPJ do emitente, série da DPS, número da DPS e o município de emissão;
  4. Resolva o captcha e clique em “Consultar”.

No entanto, como foi dito anteriormente, nem todos os municípios aderiram ao padrão nacional da NFSe, e encontrar informações que deveriam ser simples, como a chave de acesso, pode ser um desafio quando o layout é diferente, dificultando e até impossibilitando a consulta.

Além disso, não é possível fazer a consulta pública de NFSe em lote, e são muitas informações para preencher, o que torna o processo manual inviável quando o volume de documentos é grande.

Por estes motivos, a melhor opção para consultar NFSe de qualquer lugar do Brasil ainda é utilizar uma solução como a Arquivei, que automatiza todo o processo.

Importar XML de NFSe de forma automática no ERP é possível?

Como explicamos antes, existem vários layouts diferentes de nota fiscal de serviço. Isso impacta não só no recebimento, mas também na importação no ERP.

Há casos em que o ERP não consegue ler o documento, portanto, é necessário preencher as informações de forma manual.

A padronização do arquivo em XML resolve essa questão, e essa é umas das funções que a solução da Arquivei faz.

O Arquivei recebe as notas fiscais de serviço, e com o Importador de XML as NFSes são transformadas em XMLs com padrão Abrasf, que é o mais aceito pelos ERPs e sistemas contábeis.

Assim, com o Arquivei as notas fiscais de serviço podem ser importadas de forma automática para o ERP, com as informações já preenchidas, garantindo mais segurança e agilidade.

Quais são os benefícios da consulta automática de nota fiscal de serviço eletrônica?

Além de economizar tempo e aumentar a produtividade da sua equipe, um sistema que automatiza a consulta de notas fiscais de serviços pode trazer outros benefícios. Veja quais:

  • Mais autonomia para consultar as NFSe, sem precisar da ajuda do prestador do serviço;
  • Autonomia também em relação aos portais dos municípios, podendo consultar direto no software;
  • Amplo controle sobre os documentos fiscais;
  • Fácil acesso à informação sobre quais documentos foram emitidos contra o CNPJ da empresa, dentre outros.

Como a Arquivei ajuda a consultar nota fiscal de serviço emitida para sua empresa?

A plataforma da Arquivei se conecta ao SEFAZ e prefeituras e importa automaticamente o XML da NFSe para o ERP da empresa, permitindo que a equipe do departamento fiscal revise as notas fiscais de serviço de forma mais prática e eficiente.

Com a plataforma da Arquivei é possível:

  • Receber, consultar e baixar NFSe, NFe e CTe;
  • Ter a importação de XML 100% automatizada para o seu ERP;
  • Controlar os documentos fiscais recebidos e emitidos;
  • Fluxo completo de XMLs em uma única plataforma; e muito mais.
Página inicial de NFSe no Arquivei

Conclusão

É possível sim receber e consultar NF de serviço de forma fácil e automática, usando a plataforma certa para isso.

A solução da Arquivei já consegue capturar NFe e CTe direto da SEFAZ nacional, e NFSe de mais de 5.000 prefeituras, auxiliando milhares de empresas no país.

Além disso, o sistema faz a conversão da nota de serviço para um XML que tem o padrão aceito em ERPs e sistemas fiscais e contábeis.

Pular para a barra de ferramentas