O que é o capital social de uma empresa? - Blog | Arquivei
Publicado em

janeiro, 2017

Escrito por

Arquivei

O que é o capital social de uma empresa?

Entenda quais são os recursos financeiros disponíveis para sua empresa através do capital social. Descubra o que é e como administrá-lo.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A estrutura de uma empresa é muito maior do que apenas a sua sede física, a sua equipe de colaboradores e todos os seus respectivos proprietários. Muito tem se falado sobre o papel que a instituições públicas e privadas podem desempenhar no contexto de uma comunidade. Por isso, o capital social de uma empresa pode ser entendido como o seu valor para as pessoas e a sociedade ao seu redor.

Basicamente, o conceito de capital social é o poderio econômico de uma companhia, a quantidade investida por todos os envolvidos quando esse empreendimento ainda se encontrava em estágio embrionário. Quando alguém calcula o valor correspondente a um negócio inteiro, isso significa que é o preço relacionado ao seu capital social.

E se a empresa conseguiu superar as primeiras dificuldades, típicas da abertura e suas burocracias, os meses de afirmação e se manteve com as portas abertas, quer dizer que o esse dinheiro investido foi muito bem gerenciado e que chegou ao patamar de devolver o investimento inicial e gerar lucros.

Definindo o capital social de uma empresa

Quando se pensa em definir o capital social de uma empresa é preciso avaliar diversos fatores, como, por exemplo:

  • O aporte financeiro oferecido no momento de criação do empreendimento;
  • O conhecimento do investidor;
  • A sua rede de contatos;
  • A estrutura tecnológica.

Dessa maneira, a quantia total do capital social de qualquer empreendimento necessita ser definida seguindo as indicações de um planejamento estratégico, feito logo depois dos primeiros estudos sobre o ramo de atuação.

Então, se você conseguiu dar origem ao melhor estabelecimento comercial de uma região, o capital social deve ser estabelecido para permitir que o seu empreendimento continue com as portas abertas a partir do levantamento de todas as despesas de operação, remuneração dos empregados, taxas e impostos e tudo o que precisa ser quitado enquanto não houver margem de lucro.

Você não deve, em hipótese alguma, supor um valor para essa cifra. O seu capital social precisa ser calculado a partir de um plano de negócios e estimativas reais para não oferecer risco de quebrar ou prejudicar o futuro de seu próprio negócio.

O post está sendo útil até aqui? Assine nossa newsletter abaixo e receba semanalmente no seu e-mail profissional conteúdos com as melhores práticas, notícias e atualizações importantes do mercado contábil.

Gerindo adequadamente o capital social

Fica evidente que o capital social de uma empresa tem o objetivo de permitir o seu crescimento nos primeiros meses e garantir que todos os envolvidos tenham garantias de retorno.

A partir disso, o empreendimento precisa contar com uma base sólida e uma gestão responsável, para que tenha a chance de funcionar de maneira próspera, transparente e promissora. É uma espécie de rede de segurança, disponível para eventuais dificuldades e momentos de crise e que perdura o tempo que for necessário para que os seus clientes possam ser encontrados, fidelizados e seja formada uma instituição forte por conta própria.

No aspecto social, a gestão do capital social de uma empresa também se reflete na relação e no empenho de todos os interessados nessa sociedade civil. É essencial contar com normas para:

  • Estabelecer as metas;
  • Definir sua organização;
  • Calcular a influência de cada investidor;
  • Estipular a responsabilidade de cada um.

Vale lembrar que, após a determinação do valor do capital social de uma empresa, é necessário formalizar, por meio de um contrato, o valor, o formato e a origem de todos os recursos repassados por cada investidor.

Afinal, para que seja possível mudar o valor do capital social é necessário contar com o reforço inicial completamente encaminhado para o empreendimento. A cada elevação deste valor o contrato deve ser mudado seguindo todos os trâmites legais. A redução desta quantia também pode acontecer, mesmo que seja algo muito incomum.

Administrando a empresa com o capital social

Nos dias atuais, uma empresa de qualquer ramo encontrará muitos problemas para ter sucesso e, consequentemente, lucro se não contar com a organização mínima em sua estrutura interna.

Por isso, a administração responsável — aliada ao trabalho de valorização do capital social de uma empresa — pode oferecer diversas vantagens para proprietários, funcionários e inclusive consumidores. São algumas vantagens de administrar uma empresa com o capital social:

1. Planejamento estratégico

A partir da junção de valores do capital social, o empreendedor tem a chance de realizar um plano de ação para curto, médio e longo prazo, levando em consideração os recursos que terá a sua disposição.

2. Gestão equilibrada

Com todas as posturas esclarecidas e partilhadas, a gestão se torna muito mais equilibrada e permite que cada investidor conheça as suas responsabilidades, direitos e deveres dentro da companhia. Muitas vezes, essa transparência diminui consideravelmente a chance de conflito interno.

3. Investimento qualificado

Graças à administração apropriada de todos os recursos, é possível realizar investimentos nas áreas que realmente necessitam de modernização ou nos pontos deficitários dentro do negócio. Há maior facilidade e praticidade para achar os setores que estão abaixo do esperado e encontrar soluções de forma rápida e eficiente.

Dessa forma, fica clara a importância do capital social de uma empresa em sua gestão e sustentabilidade. Ficou com dúvidas? Deixe um comentário e teremos prazer em ajudá-lo!

Pular para a barra de ferramentas