Nota Fiscal, DANFe e XML: quais são as diferenças? - Blog | Arquivei
DANFe, Nota Fiscal eletrônica e arquivo XML
Publicado em

abril, 2015

Escrito por

Arquivei

Nota Fiscal, DANFe e XML: quais são as diferenças?

Desde a chegada da NFe, muitas empresas se confundem com emissões e recebimento de arquivos como o DANFe e o XML. Sabe o que são? Qual deve guardar? Descubra!

Contábil



Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A Nota Fiscal eletrônica é o documento que registra operações comerciais. É emitido e armazenado eletronicamente e a validade jurídica da NFe é garantida pela assinatura digital do remetente.

O DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) é um layout com o resumo das informações presentes na Nota Fiscal eletrônica. O DANFe não possui validade jurídica, mas deve ser impresso para acompanhar o frete de uma mercadoria.

Atenção! Se você está a procura de NFes emitidas contra seu CNPJ, consulte todos esses documentos em lote e ainda baixe, armazene, gere filtros e relatórios atualizados! Consulte suas NFes agora.

Já o arquivo XML da Nota Fiscal eletrônica é o documento que possui validade jurídica. Ele dispensa impressão, pois é justamente armazenado e entregue em escriturações para a Secretaria da Fazenda e Receita Federal de forma digital.

Para acabar com os desentendimentos, no post de hoje vamos definir qual o papel de cada um desses termos nos processos de compra, bem como as diferenças entre o DANFe, a Nota Fiscal e o XML. Confira:

Quer entender mais sobre NFes? Conheça o fantástico Guia Básico de NFes: tudo que você queria saber mas tinha medo de perguntar! É grátis!

Nota Fiscal eletrônica

Até o início dos anos 2000, o processo de emissão de nota fiscal era bem simples: o prestador do produto/serviço emitia a Nota Fiscal, entregava uma via ao cliente (que deveria armazená-la) e uma cópia era enviada ao contador para que fossem feitos os registros contábeis e fiscais.

Em janeiro de 2007, o Governo Federal instituiu a Nota Fiscal eletrônica (NFe) como parte do projeto do SPED, Sistema Público de Escrituração Digital. Como o próprio nome já indica, ela é um documento com o intuito de documentar o comércio de mercadorias ou prestação de serviços.

A diferença da Nota Fiscal antiga é que o documento fica armazenado eletronicamente, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital.

Gostando do post? Assine nossa newsletter abaixo e receba conteúdos como esse no seu e-mail profissional com notícias, boas práticas e atualizações das obrigações contábeis.

[hubspot type=form portal=7184671 id=726e280f-2b6d-4b04-a20b-619982065f8a]

Arquivo XML

O XML é o arquivo padrão de registro na NFe, em outras palavras, ele é a Nota Fiscal de fato. Seu layout é padrão em todo o território nacional e obedece os antigos padrões de escrituração fiscal, com a adição de melhorias que visam um maior controle das transações comerciais. Porém, não é só baixar XML, para abrir é preciso de programas específicos para ler esse formato de aquivo, e a Receita mesmo disponibiliza um.

É importante lembrar que tanto o fornecedor quanto o comprador devem guardar os arquivos XML por no mínimo 5 anos, porque eles substituem as Notas fiscais impressas e devem ser apresentadas quando solicitadas pela Receita e também em caso de necessidade de troca de um produto/serviço.

Porém, ter acesso ao Arquivo XML costuma ser um problema: você deve esperar o envio do e-mail do fornecedor, se ele enviar anexado. Caso você só tenha o DANFe Online, em PDF ou impressa, você deverá entrar no Portal da NFe, digitar a chave de acesso de 44 caracteres, digitar a imagem de verificação e usar o Certificado Digital da empresa para baixar.

A opção mais viável para receber e organizar os XMLs, entretanto, é utilizar serviços especializados na recepção das Notas Fiscais, como o Arquivei, que se conecta à Secretaria da Fazenda e consulta e baixa automaticamente os XMLs de notas emitidas para seu CNPJ, na hora e em lote.

DANFe

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica (DANFe) é uma representação legível e simplificada da Nota Fiscal, usada geralmente durante o transporte das mercadorias. Por não possuir valor fiscal, o DANFe não precisa ser arquivado.

Sua informação mais relevante inserida no documento é a chave de acesso da nota, composta por 44 números, que identifica unicamente sua NFe e permitem a consulta do documento e o download do arquivo XML através da Sefaz.

Além da função citada acima, o DANFe pode desempenhar outras funções, como a de representar a NFe em casos de contingência, ou seja, quando o software emissor da nota fiscal não conseguir efetuar a conexão com os serviços da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado do contribuinte. Nesse caso, o DANFe deve ser impresso em um formulário de segurança.

Exemplo de DANFe:

Danfe

 

Consulta do arquivo XML da NFe através da Sefaz

Como dito anteriormente, é possível fazer o download do arquivo XML da NFe através da chave de acesso presente no DANFe, através das Secretarias. Veja abaixo como consultar através de algumas delas:
1. Consulta de NFe através do portal Sefaz de São Paulo;
2. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Minas Gerais;
3. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Paraná;
4. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Rio Grande do Sul.

Para consultar Notas Fiscais eletrônicas sem a necessidade de chave de acesso e com garantia de segurança e validade jurídica, conheça o Arquivei. Essa solução consultar, baixar e armazenar documentos fiscais emitidos contra o seu CNPJ como NFes, NFSes e CTes automaticamente.

Infográfico: Anatomia da Nota Fiscal eletrônica

Preparamos um incrível infográfico com mais informações ilustradas sobre a nota fiscal eletrônica! Confira aqui:

1200x628-picture

Saiba mais: NFCe, CTe e NFSe

O programa SPED possui mais uma série de documentos eletrônicos, onde podemos citar:

Aprendeu o papel da Nota Fiscal eletrônica, do DANFe e do arquivo XML? Não há mais desculpas para confundir os papéis desses termos no processo de compra, não é mesmo?

Se você quiser mais dicas sobre como armazenar suas NFes e facilitar a vida da sua empresa, conheça o Arquivei.

Pular para a barra de ferramentas