Gestão Fiscal Eficiente: 6 dicas sobre como fazer na sua empresa
6 dicas para fazer uma gestão fiscal eficiente
Publicado em

maio, 2021

Escrito por

Arquivei

6 dicas para fazer uma gestão fiscal eficiente

Seja qual for o porte da sua empresa, ela está sujeita às obrigações tributárias, escrituração fiscal e ao pagamento de impostos. E caso sua empresa não faça uma gestão fiscal eficiente, juntamente com estratégias de crescimento, possivelmente não sobreviverá nos primeiros anos de funcionamento.

Fiscal



Dicas

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Seja qual for o porte da sua empresa, ela está sujeita às obrigações tributárias, escrituração fiscal e ao pagamento de impostos. E caso sua empresa não faça uma gestão fiscal eficiente, juntamente com estratégias de crescimento, possivelmente não sobreviverá nos primeiros anos de funcionamento. 

A gestão fiscal é um processo contínuo e requer um planejamento cuidadoso para identificar e capitalizar as oportunidades de eficiência tributária.

O que é a gestão fiscal?

Uma gestão fiscal eficiente preocupa-se em analisar qual o melhor regime tributário – Lucro Real, Presumido ou pelo Simples Nacional – e também em planejar a utilização de benefícios e de créditos fiscais com o intuito de diminuir o impacto dos tributos no resultado.

Além disso, a gestão fiscal é responsável pelas obrigações tributárias, escrituração fiscal e pagamento de impostos. Mas uma gestão fiscal eficiente trabalha como uma forma preventiva de evitar autuações fiscais, administrando as informações para estar sempre de acordo com a legislação e, na medida do possível, buscando as melhores e mais eficazes soluções para a saúde financeira da organização.

6 dicas de como fazer uma gestão fiscal eficiente

Aqui estão 6 maneiras de otimizar a gestão fiscal e tributária da sua empresa:

1. Faça Planejamento Tributário

O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica às questões tributárias e fiscais das empresas. Realizar anualmente o planejamento tributário é uma forma preventiva de evitar autuações fiscais, cujos valores podem refletir negativamente na saúde financeira da empresa. Administrar as informações é uma forma segura de evitar multas por inadequação à legislação e retrabalhos.

ATENÇÃO! Estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias é fundamental para evitar multas e penalidades. Conheça agora mesmo o Arquivei e comece a fazer a gestão dos seus documentos fiscais, ficando em dia com o Fisco.

O planejamento envolve uma série de procedimentos que visam tornar sua atividade mais econômica. Atuando de forma preventiva, sua empresa pode se beneficiar de incentivos fiscais, por exemplo, e assim direcionar impostos para determinado projeto, pagando menos na declaração de impostos. Confira o nosso conteúdo sobre os principais pontos de atenção para um planejamento tributário eficiente.

2. Organize os documentos

A gestão de documentos é essencial para o gerenciamento contábil de empresas. Pois, para manter a sua empresa legalizada, a contabilidade vai precisar de diversos documentos mensalmente ou anualmente. São notas fiscais emitidas, extratos bancários, recibos das plataformas de pagamento e muito mais. Uma gestão inteligente dos documentos fiscais pode contribuir significativamente para a eficácia e eficiência dos processos, como também garantir que as tomadas de decisão estarão bem posicionadas de acordo com os registros desses documentos.

Comece a fazer uma gestão eficiente dos seus documentos fiscais agora mesmo! Conheça o Arquivei e consulte, armazene e faça download de todas as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ, sem a necessidade de chave de acesso!

3. Use benefícios fiscais

Como dito acima, para encontrar e usar benefícios fiscais é necessário fazer o planejamento tributário. Com ele fica muito mais fácil identificar os benefícios previstos na legislação em vigor, seja na esfera federal, estadual ou municipal. São benefícios que proporcionam isenções ou descontos de determinados impostos. A depender dos abatimentos fiscais, muitas organizações preferem mudar de cidade e até de estado. Mas o benefício também está ligado a alguma contrapartida por parte da empresa. 

4. Efetue auditorias

A gestão tributária e fiscal de uma empresa no Brasil pode ser extremamente complexa e, muitas vezes, empresas precisam de assistência externa para escolher as melhores práticas tributárias disponíveis. Para isso, uma opção é requerer uma visão especializada e externa: uma consultoria. Este serviço avalia a qualidade e eficácia de todos os processos fiscais cumpridos pela empresa. A consultoria tributária pode contar com uma forte estrutura jurídico-contábil, com os melhores profissionais do mercado, a fim de auxiliar a empresa na escolha do melhor caminho a ser seguido para que menos impostos sejam pagos.

5. Conte com o serviço de contabilidade especializado

Todas as empresas, com exceção do MEI-Microempreendedor Individual, devem ter um sistema de contabilidade que aponte as Demonstrações Contábeis, Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado. Esses documentos são elaborados de acordo com as leis, decretos, resoluções, normas técnicas e profissionais os quais são ditados exclusivamente pelo Conselho Federal de Contabilidade. O auxílio do serviço de contabilidade é fundamental para ter uma gestão fiscal eficiente, de modo que o conhecimento desses profissionais ajuda a evitar problemas financeiros e dá mais tranquilidade e foco nos negócios.

6. Automatize atividades

Para lidar com todas as partes administrativas e operacionais da empresa de forma mais eficaz, é possível usar ferramentas modernas. Com o software de gestão de notas fiscais Arquivei, sua empresa consegue melhorar a organização de NFes e eliminar os papéis acumulados pela empresa ou pelo setor fiscal. O armazenamento digital permite que os profissionais lidem melhor com as inúmeras notas fiscais ou conhecimentos de transporte. O Arquivei baixa todas as NTes e CTes emitidas para o CNPJ da empresa de forma automática e, também, armazena os XML pelo prazo estipulado pelo governo.

A empresa pode acessar todas as notas fiscais antes da chegada do produto, assim como relatórios, filtros e buscas inteligentes por qualquer conteúdo das notas. Além disso, você passa a não depender de e-mails para o recebimento dos XMLs das Notas Fiscais Eletrônicas e Conhecimentos de Transporte

Com o Arquivei, a consulta aos documentos fiscais torna a gestão fiscal mais ágil, eficiente e útil por meio da inteligência financeira. Que tal experimentar o Arquivei agora mesmo? Você pode realizar um teste de 7 dias, sem nenhum tipo de compromisso. Se a experiência for boa, basta se unir a um time de empresas que inclui McDonalds, Riachuelo, iFood, Volkswagen e outras 90.000 marcas que também agilizam e automatizam seus processos com a gente!

Conclusão 

Definitivamente, a principal função da gestão fiscal é manter a empresa de acordo com a lei, realizando todos os procedimentos obrigatórios e pagando todos os tributos necessários dentro do prazo. Investir em métodos e ferramentas para ter mais eficácia na gestão fiscal é uma forma de lidar melhor com as constantes mudanças na legislação, que muitas vezes gera transtornos e falta de conhecimento – o que para uma pequena empresa pode ser fatal. Do mesmo modo, os efeitos de uma gestão fiscal eficiente podem ser vistos no dia a dia da administração da empresa, com processos bem definidos e organizados.

Para melhorar sua gestão fiscal da sua empresa, confira o nosso conteúdo sobre 5 motivos para automatizar a rotina com gestão fiscal e tributária

E para facilitar a gestão de notas fiscais da sua empresa e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente o Arquivei

Comece o teste grátis de 7 dias agora mesmo e melhore a sua gestão fiscal!

Pular para a barra de ferramentas