Baixar XML no Fsist: mudanças em 2020 - Blog | Arquivei
Baixar XML
Publicado em

julho, 2020

Escrito por

Yasmin Amaral

Baixar XML no Fsist: o que deixa de funcionar a partir Julho de 2020

Baixar XMLs de NFes e CTes vai mudar em 2020 e serviços como Fsist, DANFe Online e outros exigirão certificado digital. Veja o que mudou!

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Ter acesso às NFes é uma das tarefas mais importantes para o responsável pela escrituração de obrigações e organização contábil da empresa. A partir de julho de 2020, baixar XMLs de NFes e CTes vai mudar.

Isso acontece porque o CONFAZ anunciou nos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 sobre a obrigatoriedade do uso do certificado digital A1 ou A3 para baixar o XML, com as informações completas e validade jurídica. Por isso, a única solução que conseguirá realizar esse download sem certificado digital será o Arquivei Lite.

Dessa forma, baixar XML no Fsist, DANFe online, Web DANFe e outros pela chave de acesso pode ser inviabilizado. Entenda abaixo como funcionará a partir de julho de 2020, quais soluções continuam e quais param de funxionar.

Baixar XML por chave de acesso sem certificado digital

Até junho de 2020, bastava “digitar a chave da NFe” no Fsist para obter o XML da Nota Fiscal. Não era necessário utilizar o certificado digital nem no site oficial da Sefaz para baixá-lo.

Essa era uma das principais funcionalidades desses sistemas e esse download do XML por essas alternativas deixará de funcionar a partir do dia 7 de julho de 2020.

No entanto, a opção de converter XML para DANFe (Documento Auxiliar de NFe) ou DACTe (Documento Auxiliar de CTe) continuará funcionando, já que não depende de autorização da Sefaz.

Nesse contexto, entenda melhor o que acontece com o Fsist a partir do dia 7 de julho de 2020:

❌Indisponível a consulta de XML de NFe ou CTe a partir de qualquer chave de acesso;
❌Indisponível a consulta de XML de qualquer documento fiscal sem certificado digital;
❌Indisponível o download de XMLs em lote pela função paga sem certificado digital;
✅Disponível o download de XMLs em lote com certificado digital;
✅Disponível a conversão de XML de NFe para DANFe e XML de CTe para DACTe.

Esses status já foram notificados pelo próprio serviço. Por isso, em busca de uma solução para essa situação, o Arquivei desenvolveu o Arquivei Lite. Veja mais detalhes abaixo.

O que fazer? Solução de consulta de NFe sem certificado digital

Empresas e escritórios contábeis que dependiam do Fsist, DANFe online, WebDanfe e outros, podem se prejudicar para manter a organização fiscal após julho de 2020.

Leia a notícia completa sobre a alteração da Sefaz que impede a consulta sem certificado digital.

Para resolver o problema de pessoas e empresas que ficariam desamparadas, a Arquivei preparou uma solução gratuita de consulta de NFes por chave de acesso. Caso você ainda não tenha certificado digital, até o dia 30 de novembro de 2020, você poderá consultar NFes pela chave de acesso, no Arquivei Lite. Lembrando que a plataforma do Arquivei Lite utiliza fonte oficial do Governo para a consulta desses documentos fiscais.

Entre no site: https://lite.arquivei.com.br/ e faça a consulta de NFes.

Essa novidade afeta contabilidades e corporações que precisam consultar XMLs de terceiros, o que ocorre em diversas negociações. Mesmo que o responsável pela escrituração de notas possua a chave de acesso, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital do destinatário.

Para receber notícias, assine a nossa newsletter abaixo:

[hubspot type=form portal=7184671 id=726e280f-2b6d-4b04-a20b-619982065f8a]

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo, não esqueça de acessar o Arquivei Lite e compartilhar esse artigo nas redes sociais.

Pular para a barra de ferramentas