Vantagens do Nfe no e-commerce - Blog | Arquivei
NFe e-commerce
Publicado em

dezembro, 2017

Escrito por

Arquivei

7 vantagens da emissão de notas fiscais no e-commerce

A emissão de NFe é realmente importante para o e-commerce? Sim! Saiba porque neste artigo. A facilidade de acesso ao e-commerce leva muitos empreendedores a imaginar que esse é um ambiente de vendas com maior tolerância à informalidade. No entanto, seguir essa mentalidade não só coloca em risco o negócio, como também pode significar a perda […]

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A emissão de NFe é realmente importante para o e-commerce? Sim! Saiba porque neste artigo.

A facilidade de acesso ao e-commerce leva muitos empreendedores a imaginar que esse é um ambiente de vendas com maior tolerância à informalidade. No entanto, seguir essa mentalidade não só coloca em risco o negócio, como também pode significar a perda de clientes.

Seja em um e-commerce próprio, utilizando a plataforma de terceiros ou anunciando nos marketplaces, a venda online exige o cumprimento de obrigações fundamentais, como a emissão de Nota Fiscal eletrônica (NFe).

Mais do que o respeito à legislação, o fornecimento de NFe garante uma série de vantagens para a empresa. Listamos abaixo os principais benefícios em tomar essa decisão e como ela pode impactar positivamente nas vendas.

1-Cumprimento da legislação

A emissão de Notas Fiscais para as vendas concretizadas é uma obrigação prevista em lei, já que essa é a comprovação legal do faturamento do negócio.

O artigo 1º da Lei nº 8.846, de 21 de janeiro de 1994, indica que isso visa garantir o “efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”

Essa norma foi complementada pelo Protocolo ICMS 10/07, que regulamentou a obrigatoriedade de emissão de notas fiscais eletrônicas para uma série de segmentos de mercado.

A única exceção para esses casos fica por conta dos Microempreendedores Individuais (MEIs), cuja a emissão de NFe é facultativa.

2-Credibilidade nas vendas do e-commerce

Mesmo com o amadurecimento do e-commerce no Brasil, muitos consumidores ainda encaram a compra online com certo grau de ceticismo. Por essa razão, é fundamental que as lojas virtuais ofereçam o máximo de garantia possível para conquistar a confiança dos clientes.

O fornecimento de Nota Fiscal é uma prova material de que a transação foi legítima, transmitindo uma sensação de segurança para o consumidor. Isso indica profissionalismo da loja, ao mesmo tempo em que reduz drasticamente qualquer desconfiança que poderia existir.

Caso a venda seja feita sem o fornecimento de uma NFe, o cliente tende a assumir uma postura muito mais reativa se ocorrer algum problema.

Além disso, as chances de que ele realize uma nova compra caem substancialmente, prejudicando a fidelização.

3-Segurança na prestação de contas

O uso de notas fiscais eletrônicas assegura maior controle e transparência para o negócio. Isso faz toda a diferença para que a empresa comprove o cumprimento da legislação perante os órgãos fiscalizadores.

A nota é a comprovação real de que todos os tributos foram efetivamente recolhidos, eliminando qualquer suspeita de sonegação. No caso de uma fiscalização, esses dados podem ser exigidos para comprovação de que as informações apresentadas são verídicas.

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Por esse motivo, mais do que gerar o documento, é fundamental contar com um bom sistema de arquivamento desses dados, visando simplificar a gestão.

4-Maior controle financeiro

O uso de notas fiscais eletrônicas cria uma excelente forma de controle estratégico e financeiro para o negócio. Isso ocorre porque as notas concentram todas as informações de compras, vendas e trocas realizadas pela loja.

Com base nessas informações é possível identificar e confrontar uma série de indicadores, visando otimizar a gestão do negócio. Como por exemplo:

  • Análise de pedidos recebidos x receita financeira: se o cliente fez o pedido mas não concretizou o pagamento (após gerar o boleto bancário, por exemplo), não será gerada a nota fiscal. É possível comparar a receita esperada em pedidos e o total faturado para analisar as desistências.
  • Análise de fornecedores: com base nas Notas Fiscais de entrada dos produtos é possível analisar dados dos fornecedores, como preço médio de aquisição, frequência de compras e frete.
  • Padrões comerciais: as Notas Fiscais de saída permitem identificar padrões de venda, tais como produtos com mais demanda, valor médio dos pedidos, regiões com mais pedidos (pode estar relacionado às condições de frete), entre outras variáveis.

5-Previsibilidade operacional

Em uma operação de e-commerce o faturamento é a última etapa antes da expedição do produto. Por esse motivo, ao emitir NFe pelas vendas realizadas é possível antecipar todo o cenário logístico do negócio, desde a separação até a postagem dos pedidos.

Um grande volume de notas geradas em um curto intervalo de tempo sinaliza que haverá um grande fluxo de itens para embalagem e postagem nos dias subsequentes.

Identificar essa tendência antecipadamente ajuda a evitar surpresas que possam resultar em possíveis atrasos nos envios.

6-Versatilidade logística para e-commerce

A ausência de Nota Fiscal pode trazer uma série de consequências negativas na hora de encaminhar a mercadoria para o consumidor final. A mercadoria pode ser apreendida em caso de uma fiscalização, já que não há comprovante legal de origem.

Neste caso, o documento fiscal que irá representar a NFe durante o transporte é o DANFe.

Além disso, não há como contratar um seguro para o produto enviado se este não possuir NFe. Isso pode representar um grande risco para itens de maior valor agregado.

Por esses motivos, as transportadoras também não aceitam o envio de mercadorias sem o XML da NFe enviado por e-mail e o DANFe acompanhando o produto. Com isso, seu negócio fica com a operação logística limitada em termos de preços, opções de rotas e capacidade de envio.

7-Presença nos marketplaces

Lojas que emitem Nota Fiscal eletrônica pelos produtos vendidos podem buscar parcerias com grandes e-commerces para ampliar a visibilidade dos anúncios e conquistar mais consumidores.

A emissão do documento é um dos critérios de aceitação de grandes redes varejistas como Americanas, Amazon, Casas Bahia e Walmart.

A venda em marketplaces é um mercado em franca ascensão no Brasil e muitos lojistas têm investido nesse modelo para ampliar o faturamento e conquistar mais clientes. Cerca de 90% dos comerciantes que utilizaram essa modalidade de vendas em 2017 projetam um crescimento no faturamento nos próximos 12 meses.

Conclusão: as notas fiscais são fundamentais para vender mais

Vender online sem a emissão de notas fiscais é trazer riscos desnecessários para o negócio, além de limitar severamente o potencial de crescimento das vendas e do faturamento.

O uso de NFe é benéfico tanto para consumidores quanto para os vendedores, já que todas as transações assumem maior credibilidade e transparência. Com isso, é possível traçar estratégias de crescimento na receita sem risco de infringir a lei ou sofrer sanções.

Os custos de emissão, gestão e armazenamento das NF-es caíram drasticamente e são praticamente irrelevantes se forem comparados com as vantagens geradas. Por esse motivo, se você deseja ter um negócio próspero e profissional, trabalhar com notas fiscais é o primeiro passo para o sucesso.

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Autor: Igor Castanho

É jornalista, economista e especialista em inovação. Atua na equipe de marketing do Olist, startup brasileira que oferece uma solução integrada para a venda nos principais marketplaces do país. A plataforma permite a gestão logística, administrativa, financeira e de suporte ao cliente em uma única interface, facilitando o trabalho de mais de 2.300 lojistas em todo o país.

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